,

Água de ameixa: quais benefícios e como fazer

A bebida é conhecida como poderoso remédio natural, principalmente para casos vinculados ao mal funcionamento do intestino

No campo da medicina natural, apostar na propriedade de certas frutas, pode representar um ganho para a saúde de qualquer ser humano. Nesse sentido, a ameixa soma uma porção de benefícios.

Conhecida como reguladora do intestino, a fruta, quando preparada junto com água, também conhecida como água da ameixa, possui inúmeras propriedades.

A ameixa é facilmente encontrada em feiras livres e supermercados. Segundo a nutricionista Marcela Sansone, “a ameixa seca tem os mesmos tipos de compostos fenólicos (substâncias antioxidantes) da fresca, com exceção de um flavonoide chamado antocianina, que é destruído durante o processo de desidratação”.

Benefícios da água de ameixa

Outro benefício vinculado a água da ameixa é facilitar a digestão

A ameixa tem em sua composição alta concentração de fibras, proteínas, carboidratos e sais minerais (Foto: depositphotos)

A água da ameixa é conhecida como poderoso remédio natural, principalmente para casos vinculados ao mal funcionamento do intestino. Dessa forma, ela pode ser usada no tratamento da prisão de ventre e para regular o funcionamento do órgão.

Esse efeito benéfico é possível graças a alta concentração de fibras. “Riquíssima em fibras, a ameixa contém sorbitol, um tipo de açúcar que estimula o trabalho intestinal e ajuda em caso de constipação, o famoso intestino preso”, endossa a nutricionista.

Outro benefício vinculado a água da ameixa é facilitar a digestão. A fruta ainda está associada aos benefícios de regular o colesterol e fazer bem para a circulação sanguínea.

A água de ameixa também possui ação antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a retardar o envelhecimento natural das células. Essa ação também acaba evitando a incidência de certos tipos e câncer.

“Estudos experimentais comprovaram a ação do suco concentrado de ameixa seca para inibir a proliferação de células cancerosas. Porém, ainda não há evidências sobre essa ação no organismo humano”, explica Marcela.

Veja também: Ameixa: uma fruta rica em benefícios para saúde

Dependendo da forma com que é utilizada, a água de ameixa também auxilia na prevenção de coágulos. Além do mais, ela também evita o desenvolvimento de certos problemas relacionados à saúde do coração.

Água de ameixa para emagrecer

Outra utilização da água da ameixa, que também é muito popular, está associado ao emagrecimento. Isso está diretamente ligado a quantidade de fibras que ela possui. Essa substância prolonga a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer.

Como a ameixa regula a ação do intestino, ela também contribui para o emagrecimento, reduzindo, assim, o inchaço causado pelo não funcionamento adequado desse órgão.

É importante destacar que essa e qualquer outra receita vinculada a perda de peso deve vir acompanhada com uma reeducação alimentar e a inclusão da prática de exercícios na sua rotina diária.

Aprenda a preparar a água da ameixa

Depois de conhecer os benefícios da água de ameixa para a saúde, agora chegou a hora de aprender como preparar a receita. De antemão, vale ressaltar que ela é muito simples, precisando apenas de dois ingredientes.

Veja tambémBenefícios e propriedades do chá de ameixa seca

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 100 gramas de ameixas secas.

Modo de preparo

Pegue uma jarra e coloque toda a água, logo em seguida, acrescente as ameixas de uma só vez. O passo seguinte da receita é colocar o recipiente na geladeira e deixar descansar até o dia seguinte.

A indicação é tomar um copo da água de ameixa por dia, logo no período da manhã.

Propriedades da ameixa

A ameixa, fruta conhecida pelo nome científico Prunus doméstica, possui muitas propriedades benéficas para a saúde humana. Em sua composição pode ser destaca a alta concentração de fibras, proteínas, carboidratos e sais minerais.

Os fenóis, substância que também está presente na composição da ameixa, possui poder antioxidante. Dessa forma, eles combatem os radicais livres e protegem a saúde, evitando diversas doenças causada pelo envelhecimento precoce das células.

Como tem grande quantidade de fósforo, a ameixa é indicada em casos de fraqueza e debilidade cerebral. A ameixa também é usada como reforço para o sistema imunológico, prevenindo doenças e facilitando a absorção do ferro no organismo.

A ingestão regular da fruta também faz bem para a visão, unhas e ossos. “Segundo os pesquisadores, isso se deve à capacidade das ameixas em suprimir a taxa de reabsorção óssea, o que reduz os riscos de fratura. Portanto a ameixa ajuda a reduzir efeitos da osteoporose”, diz Marcela.

Veja tambémVeja como não errar quando for escolher a ameixa na hora de comprar esse fruto

Devido a presença das vitaminas do complexo B, a ameixa tem o poder de evitar problemas de pele e reumatismos.

A grande quantidade de fibras existente na ameixa, vincula a ela poderes laxativos. Dessa forma, ela regula a função do intestino, combatendo a prisão de ventre. Como se não bastasse, a fruta regula o colesterol e faz bem para a circulação sanguínea.

Cuidado com o consumo excessivo de ameixa

Mesmo se tratando de um ingrediente natural, é bom que o médico seja consultado antes de incluí-la no processo de tratamento e cura de qualquer doença. Isso também evita que problemas pontuais sejam desenvolvidos.

“A ameixa contém quantidade significante de oxalatos, substância essa que em grande quantidade pode levar a formação de cristais na urina, gerando o cálculo renal”, afirma a nutricionista Marcela Sansone. Portanto, se estiver com cálculos, ou já teve este quadro, consuma ameixas com moderação.