Pular para o conteúdo
,

Chá de berinjela emagrece e faz bem

A berinjela pode ter seus benefícios e propriedades usufruídas de várias formas: saladas, sucos e chá

A berinjela é um alimento riquíssimo em diversos nutrientes essenciais para o organismo. Ela pode ter seus benefícios e propriedades usufruídas de várias formas; no preparo de receitas como saladas e sucos e até mesmo como chá.O chá de berinjela é uma das formas mais eficazes de aproveitar os benefícios apresentados pelo alimento, além de ter uma grande facilidade na hora do preparo.

Benefícios e propriedades do chá de berinjela

A berinjela é um alimento rico em nutrientes, minerais e alcaloides. Essas composições transformam a hortaliça em um excelente aliado na luta contra problemas no coração, pois é responsável por diminuir a pressão do sangue.

chá O chá de berinjela ajuda o organismo a eliminar todo o excesso de substâncias tóxicas do corpo

A berinjela é um alimento rico em nutrientes, minerais e alcaloides (Foto: depositphotos)

Ela também é fonte de vitamina A, B1, B2, B5 e C, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. É ainda um alimento capaz de reduzir o conhecido “colesterol ruim”, evitando inúmeros problemas de saúde.

“A berinjela possui um componente chamado ácido clorogênico que, segundo estudo da Unicamp (Universidade de Campinas), é responsável pela diminuição do colesterol, possui efeito diurético, bactericida, fungicida, protege contra o câncer”, revela a nutricionista Lílian Camargo.

Os componentes presentes na berinjela, além de ajudarem na prevenção contra o câncer, também trazem o mesmo efeito em doenças como diabetes, alzheimer, autismo, parkinson, aterosclerose e ainda retardam o processo de envelhecimento celular.

Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o chá de berinjela também tem um efeito estético; a hortaliça ajuda a desintoxicar o organismo, resultando na redução de celulites. 

A bebida natural ainda ajuda a combater o estresse e ansiedade, também é responsável pelo fortalecimento dos ossos e funcionamento do metabolismo.

Veja também: Veja a forma correta de como escolher berinjela na hora de comprá-la

Chá de berinjela emagrece?

Extremamente leve e pouco calórico, 92% da composição da berinjela é de água. Além disso, ela também é uma excelente fonte de fibras; 100g de berinjela equivalem a 3g de fibra, o que ainda ajuda no sistema digestório.

Os agentes antioxidantes presentes no chá da berinjela ajudam o organismo a eliminar todo o excesso de substâncias tóxicas do corpo.

A mesma ação acontece com o acúmulo de gordura, consequentemente contribuindo para o emagrecimento e a redução de gordura localizada.

O chá de berinjela também contém componentes responsáveis por manter a fome sobe controle e ajudar a manter a sensação de saciedade. A bebida natural também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que também pode beneficiar o emagrecimento.

Mas para obter o emagrecimento é importante conciliar a ingestão do chá de berinjela com a prática diária de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, preferencialmente receitada por um especialista da área.

Veja também: Quer emagrecer? Aposte no suco de berinjela com limão

Como preparar o chá de berinjela

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 1 berinjela com folhas.

Modo de preparo

Higienize a berinjela e suas folhas e depois, sem retirar a casca, corte a hortaliça em rodelas. Coloque a água para ferver e adicione a berinjela e deixe no fogo por mais 15 minutos.

Depois, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado até que a bebida amorne. Quando passar o tempo, coe a bebida e coloque-a dentro de uma garrafa e vidro. Deixe o chá de berinjela armazenado na geladeira até o outro dia e depois consuma.

Como beber o chá

Apesar de ter os mesmos ingredientes e serem preparados da mesma maneira, o consumo do chá de berinjela será diferente de acordo com cada necessidade.

Caso o objetivo seja a perca de peso, o mais indicado é consumir um copo do chá, ainda em jejum, durante uma semana. Se pretender dar continuidade ao tratamento, busque tomar a bebida por um mês, suspendendo a ingestão por três dias e depois voltando a tomar a bebida.

Veja também: Elimine as celulites com chá de berinjela

Mas se o principal objetivo é a diminuição do colesterol, o mais indicado é consumir o chá de berinjela aos poucos, ao longo do dia. Para deixar o sabor mais agradável, adicione limão ou laranja na receita.

Voltar para o topo