Como escolher inhame ou cará corretamente

O inhame é rico em muitos nutrientes, incluindo carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais

O inhame e o cará são tubérculos com aparência muito semelhantes, mas não são a mesma coisa. O inhame, muito comumente utilizado na culinária brasileira, pertence à família Dioscoreácea, que possui nove gêneros e cerca de 850 espécies, sendo o cará uma delas.

Ambos os tubérculos são ricos em amidos e vitaminas do grupo B, mas eles são “primos”. O cará é grande e não apresenta pelos; já o inhame é redondo e peludo. Além disso, o cará tem menor teor de açúcar do que o inhame.

E como escolher corretamente um inhame ou cará quando for comprar esses alimentos? Saiba mais neste artigo.

Escolhendo bem um inhame ou cará

O inhame é um alimento bastante versátil e pode ser um ingrediente presente em diversas receitas. Além de carboidratos, o alimento é rico em vitaminas do complexo B.

O cará tem menor teor de açúcar do que o inhame

O inhame é rico em carboidratos e vitaminas do complexo B (Foto: depositphotos)

Na hora da compra, é necessário prestar atenção em alguns detalhes para escolher corretamente a raiz. O inhame, a exemplo de outras raízes, deve estar bem firme, mas sem estar dura demais.

Pegue o inhame na mão para senti-lo, se estiver murcho, você deve descartá-lo. Quando o inhame está adequado para consumo, ele costuma apresentar raízes pequenas e bem ralas. Se você sentir alguns pontos moles na raiz, isso pode significar que a raiz ainda não está madura o suficiente.

Observe também o local onde o alimento está exposto no mercado, pois o melhor é que seja ventilado e sem muito sol. Por dentro, o alimento deve apresentar uma cor levemente amarelada. As boas unidades também devem parecer mais frescas, sem buracos, fissuras ou machucados demais. Se existirem pequenas lesões na casca, estas podem ser retiradas durante o descascamento, sem prejudicar a qualidade do alimento.

Outro detalhe a ser observado é o líquido que sai do alimento, que deve ser leitoso e não transparente. Para verificar, dê uma leve furadinha na raiz e veja o líquido que sai da raiz.

Quando for escolher o cará, certifique-se de que ele não tenha nenhuma marca, mancha ou áreas descoloridas. A cor do cará deve ser marrom e a casca é normalmente firme e lisa, sem danificações.

Benefícios do inhame e do cará

O inhame é rico em muitos nutrientes necessários para o nosso organismo, incluindo carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Devido às suas propriedades, ele é útil na limpeza do sangue, fortalece o sistema imunológico, atua na prevenção de doenças, ameniza cólicas menstruais, entre outros benefícios.

O cará é rico em carboidratos e contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, além de fibras solúveis. Os nutrientes encontrados no alimento fortificam os nervos e estimulam o apetite.

Chá de inhame: os benefícios e propriedades da bebida