,

Iogurte com granola engorda ou emagrece? Descubra os benefícios

Para o iogurte com granola ser uma receita para emagrecer, isso dependerá de algumas escolhas do consumidor

O iogurte é conhecido por ser um alimento que, além de prático e direto, ainda é super saboroso. Muitas pessoas que fazem dieta costumam uni-lo com a granola, mas será que a receita emagrece ou, na verdade, engorda?

São vários os fatores que podem interferir nesse resultado. Para o iogurte com granola ser uma receita para emagrecer, isso dependerá de algumas escolhas do consumidor.

Iogurte com granola emagrece?

Para a receita ser benéfica para a dieta é importante olhar os ingredientes usados na fabricação do iogurte e até mesmo da granola. Escolha uma granola livre de açúcar, chocolates, caramelo e outros ingredientes do mesmo gênero. É importante também que o iogurte esteja livre dos mesmos componentes.

Prefira consumir o iogurte com granola no café da manhã

O iogurte é rico em proteínas e a granola é rica em fibras (Foto: depositphotos)

Como emagrecer com iogurte e granola

A melhor opção é escolher um iogurte desnatado natural, sem a adição de ingredientes como chocolates, caldas de frutas, entre outros. O melhor iogurte para quem deseja perder peso (ou ainda mantê-lo) é o produto que possua uma maior quantidade de proteínas.

Por ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo, ajudar na queima de calorias e ainda promover o controle de níveis de açúcar no sangue, as proteínas são excelentes para quem deseja evitar o aumento de peso.

As fibras presentes no alimento, assim como as proteínas, também são excelente formas de ajudar a manter a sensação de saciedade. E a granola é uma fonte riquíssima desse carboidrato.

Veja tambémGranola para ajudar na dieta

Quando consumir e qual a quantidade indicada

Prefira consumir o iogurte com granola no café da manhã para proporcionar ao organismo os nutrientes necessários. E apesar de ser um alimento saudável e nutritivo é preciso ter cuidado com os exageros. O indicado é consumir uma colher e meia (de sopa) de granola e uma unidade de iogurte.

Faça seu próprio iogurte

“Tenha em mente que quanto mais natural, melhor. Se você tiver a oportunidade de fazer em casa o seu próprio iogurte, excelente. Caso contrário, observe a lista de ingredientes no supermercado. Quanto menos ingredientes tiver, melhor, mais natural. Evite especialmente aqueles que trazem “preparado de fruta” ou “preparado de mel” ou algo similar na composição; se você parar para ler, vai ficar até preocupado”, aconselha a nutricionista Adriana Lauffer.

Apesar de muitos iogurtes apresentarem na embalagem que são feitos de frutas, nessa polpa há adição de corante, aromatizante, açúcar, espessantes e xaropes, produtos que além de prejudicarem a dieta também causam malefícios para à saúde no geral.

“Muitas marcas adicionam à composição além de açúcar, uma quantidade considerável de carboidratos, como os amidos, deixando o iogurte pouco benéfico para a saúde. De qualquer forma, qualquer iogurte pode ter adicionado em sua composição até 1% de amido, segundo a legislação brasileira, para que o produto adquira mais consistência e para evitar a separação do iogurte do soro (aquela “aguinha”). Observe na tabela de informação nutricional a proporção entre gramas de carboidratos e proteínas, e evite aqueles que contenham mais de 10g de carboidrato“, revela a profissional.

Veja tambémReceita de chá batido com frutas e iogurte para eliminar gordura

Veja a receita publicada por Adriana e aprenda a preparar o iogurte natural e saudável.

Receita de iogurte natural

Ingredientes

  • 2 litros de leite semi desnatado;
  • 170 gramas de iogurte integral (consistência firme).

Modo de preparo

Coloque o leite para ferver e depois desligue o fogo. Caso uma película tenha se formado sobre a bebida, descarte-a.Deixe o leite amornar um pouco (em uma temperatura ainda elevada, mas não tanto; suportável ao toque por aproximadamente 10 segundos).

Misture o leite com o copo de iogurte. Feche a panela e envolva-a com algumas toalhas. Deixe o recipiente fechado por cerca de 10 horas em temperatura ambiente ou dentro do forno desligado.

Receita de granola caseira e natural

A nutricionista Simone Bach ensina como preparar uma receita de granola natural e livre de ingredientes artificiais que prejudicam a saúde.

Veja tambémAprenda a utilizar os chás para turbinar sua dieta

“A receita funciona super bem como alternativa das versões encontradas em supermercados, onde as opções baratas são ricas em açúcares ou adoçantes e aditivos ruins e as opções saudáveis são bem mais caras”, revela Bach.

Ingredientes

  • 1 xícara de flocos de milho sem açúcar;
  • Meia xícara de flocos de arroz;
  • Meia xícara de aveia em flocos;
  • 1 colher (de sopa) de semente de linhaça dourada;
  • 1 colher (de sopa) de gergelim;
  • 1/3 de xícara de castanha de caju sem sal;
  • 1/3 de xícara de castanha do Pará picada;
  • 1/3 de xícara de amêndoas sem sal;
  • 1/3 de xícara de nozes picadas;
  • 1 colher (de chá) cheia de canela em pó;
  • ¼ de xícara de óleo de coco ou óleo de girassol;
  • 1/3 de xícara de melado ou mel;
  • Meia xícara de coco em lascas ou ralado pode ser desidratado ou fresco;
  • Meia xícara de uva passa branca.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes (retirando apenas o coco em lascas e a uva passa) em um recipiente grande e misture bem, garantido que o óleo de coco e mel tenham contato com todas as sementes.

Depois, transfira a mistura (espalhando bem a granola) para um recipiente com papel manteiga. Leve para o forno pré-aquecido a 180ºC por cinco minutos.

Retire do fogo e acrescente o coco em lascas e leve novamente ao fogo por mais cinco minutos. Tire novamente e agora acrescente a uva passa branca (e outras frutas frescas de sua preferência) e espere esfriar.