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Gelatina engorda ou emagrece? Veja benefícios

A verdade é que tudo irá depender de como ela foi preparada e da quantidade que está sendo ingerida pelo indivíduo

A gelatina é um alimento que gera grandes polêmicas. Muitos tratam o alimento como algo que, além de ser prejudicial para a saúde, ainda engorda. Já muitos acreditam que ela emagrece e ainda é nutritivo.

A verdade é que tudo irá depender de como ela foi preparada e da quantidade que está sendo ingerida pelo indivíduo.

Gelatina engorda ou emagrece?

Muita gente não sabe se a gelatina engorda ou se emagrece

Chegou a hora de esclarecer se a gelatina engorda ou emagrece (Foto: depositphotos)

Como a gelatina faz bem para a saúde

A gelatina em si não contém componentes capazes de fazer emagrecer, mas ela pode ser um grande aliado para quem pretende perder peso.

A gelatina sem açúcar é uma ótima forma de beneficiar a dieta. Isso porque o alimento ajuda a deixar o estômago cheio, proporcionando ao cérebro sensação de saciedade, sem adicionar gorduras e calorias extras para o organismo. Procure ingerir uma tigela de gelatina como lanche nos horários entre as principais refeições.

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A gelatina também pode ser adicionada à dieta como uma sobremesa. O produto ainda ajuda a saciar a vontade de comer doces, sem precisar ingerir alimentos calóricos e ricos em açúcar

Mas para isso acontecer é importante ficar sempre atento ao rótulo da gelatina e procurar consumir aquelas livres de açúcar. Lembre-se também de olhar a quantidade de calorias e gorduras; o produto deve contar entre 5 a 10 calorias por porção.

A gelatina é um alimento riquíssimo em água. Além de hidratar, ela também auxilia na digestão de fibras.

Já o colágeno encontrado na gelatina também beneficia a saúde e fortalecimento das unhas, cabelos e pele.

Quando a gelatina faz mal

Por ser um alimento gostoso, doce e fácil de comer, muitas pessoas acabam exagerando na quantidade de gelatina consumida. Sendo assim, ela facilmente ela deixa de ser um produto leve e saudável e passar a ser algo extramente calórico.

E há também aquelas pessoas que adicionam outros ingredientes na hora de consumir gelatina, como leite condensado. Isso, além de desequilibrar as propriedades oferecidas pelo alimento, também deixa-o mais calórico e gorduroso.

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Gelatina saudável: Veja como fazer

A melhor forma de garantir que a gelatina vai ser mesmo um alimento saudável e nutritivo é dispensar o consumo daquelas industrializadas com muito açúcar e corante e produzir uma própria em casa.

A nutricionista Priscila Nunes mostrou como preparar uma gelatina livre de aditivos químicos ou grandes concentrações de açúcar.

Segundo a profissional, basta preparar o suco da sua fruta favorita e adicionar a gelatina em pó incolor.

A nutricionista indica adicionar frutas picadas na gelatina para que o alimento fique ainda mais saudável e nutritivo.

Ingredientes

  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor e incolor;
  • 500 ml de suco da fruta de preferência.

Modo de preparo

Ferva metade do suco da fruta e depois acrescente a gelatina em pó. Em seguida, adicione o restante do suco. Despeje a mistura em formas individuais e leve à geladeira até que fique dura.