, ,

Suco de cereja para insônia

O suco de cereja deve servir como um complemento da intervenção solicitada por um médico

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros. O problema é que além de prejudicar a noite de sono, também atrapalha a vida social, o rendimento na escola e no trabalho e pode trazer sérios danos à saúde. Mas o distúrbio pode ser tratado com uma receita natural de suco de cereja.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, ainda que natural, procure a ajuda de um especialista da área. O suco de cereja deve servir como um complemento da intervenção solicitada por um médico.

Suco de cereja para insônia

O suco de cereja é fonte natural do hormônio melatonina, conhecido como hormônio do sono. Fornece ainda o aminoácido triptofano, responsável pela produção da serotonina, neurotransmissor encarregado por transmitir a sensação de prazer.

Além do suco de cereja, alguns outros alimentos naturais podem ajudar a combater a insônia

O suco dessa fruta é fonte natural do hormônio melatonina, o hormônio do sono (Foto: depositphotos)

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a melatonina é utilizada clinicamente para tratar diversos distúrbios que afetam o sono. “Ela é usada no tratamento de alguns distúrbios do sono, como insônia por fase retardada, ciclo vigília-sono com períodos diferentes de 24h, latência prolongada para o sono, fragmentação do sono, distúrbios comportamentais do sono REM, correções do sono do idoso e dessincronização entre o ciclo vigília-sono e o dia e a noite”, pontua.

Além disso, o site especialista revela que o hormônio também ajuda no tratamento de doenças neurológicas e degenerativas, como espectro do autismo, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, Smith- Magenis, que muitas vezes também prejudicam o sono.

Veja tambémChá de cereja – Benefícios e propriedades

“Particularmente, em relação a esses últimos, a melatonina é vista como um poderoso cronobiótico, isto é, um agente capaz de sincronizar circadianamente muitas funções do organismo. Por isso tem, também, sido usada na correção dos distúrbios causados pelo “jet-lag””, conta o site

As antocianinas, responsáveis pela coloração da cereja, atuam como antioxidantes no organismo, combatendo o excesso de radicais livres no organismo. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias, antivirais e anticancerígenas.

Como preparar o suco de cereja

Ingredientes

  • 450 g de cerejas azedas;
  • Mel a gosto;
  • 275 ml de água.

Modo de preparo

Retire os caroços da cereja e lave a fruta. Coloque-as com o mel em uma panela e tampe, deixando em temperatura ambiente por aproximadamente duas horas.

Adicione água à panela e mexa até a mistura ficar homogênea. Leve o recipiente ao fogo e deixe ferver por quinze minutos. Depois de ferver, coe a mistura e coloque a parte líquida em uma segunda panela.

Continue fervendo até que a mistura atinja a consistência de um xarope de bordo. Depois de engrossado, retire a panela do fogo e deixe-a tampada até esfriar e então, transfira para o recipiente e armazene na geladeira.

Veja tambémSuco de cereja é um aliado contra a gota e artrite

Insônia

A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade do indivíduo de adormecer ou permanecer a noite dormindo durante todo o período de sono.

“Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia”, revela o especialista Juliano Pimentel.

O distúrbio que afeta principalmente os adultos pode ter inúmeras causas; como estresse, ansiedade, depressão, condições médicas, mudanças de ambiente, maus hábitos de sono, medicações, excesso de cafeína, entre outros.

Além do suco de cereja, alguns outros alimentos naturais podem ajudar a combater a insônia, como aqueles ricos em triptofano, fontes de magnésio e os que contêm vitamina B.

Veja também: Vai comprar cereja? Saiba aqui como acertar na hora de escolher esse fruto

Durante o período noturno, evite consumir cafeína, álcool e alimentos ricos em açúcar ou que podem provocar alergias. A ingestão deles pode prejudicar o sono.